sexta-feira, 15 de maio de 2009

Reporter por um dia............................ MONIQUE Turma- 07 noite




Coopentec – Cooperativa do Ensino Técnico
Relatório da Visita Técnica – Em 09/04/2009
Usina ELETRONUCLEAR em Angra dos Reis - RJ


Tivemos a oportunidade de conhecer a Eletronuclear que hoje opera com a mais de 21 mil funcionários trabalhando dentro e fora das Usinas. Tendo profissionais de todos as especializações, mas seu foco e na área tecnológica, como engenheiros, físicos, químicos e analistas de sistema.
Uma grande parte desses funcionários recebem capacitação extra ao entrar para a empresa.
O tempo foi bem cronometrado, tínhamos atividades para todo o dia.
Chegando na Usina fomos recebidos pelo funcionário Fábio Jorge Assistente do Setor de Comunicação da Usina, ele nos apresentou toda a Usina e as atividades as serem realizadas. Em sua continuidade o Gerente do Setor de Comunicações da Usina José Chahim esteve presente ministrando uma palestra muito interessante, trazendo informações de todo o processo produtivo da Usina desde o resgate da matéria-prima “urânio” extraídos na Bahia no interior da Brasil á fabricação da Energia Nuclear.
Recebemos materiais e instruções para as demais atividades.
Fomos então entrar na tão esperada Usina, claro que tínhamos locais específicos do qual podíamos ter acesso.
Passamos primeiro por um grande processo de identificação e segurança recebendo Crachás e EPI’s e orientações de como se portar dentro da Usina.
O “Corredor” de acesso a Sala de Turbinas...
Nele temos a linda vista para o Mar de Angra dos Reis... E todas as dependências da Usina, como:
- O processo de Captação de Água do Mar
- Barragem feita de Concreto com aproximadamente 6 metros de profundidade caso ocorra uma Catástrofe Ambiental. Como por exemplo, um Tsunami!
Turbinas em Ação...
Um local fascinante totalmente sinalizado e em perfeitas condições de conservação e limpeza.
Fomos então para a Real Sala de Controle e tivemos a importante presença de um funcionário para nos acompanhar, ficamos na sala de treinamento, observando os engenheiros trabalharem enquanto ele nos orientavam sobre o trabalho que eles realizavam, detalhes de informações em situações reais ou de emergências no qual a Usina os apresentassem e suas experiências vividas ali com seus companheiros de trabalhos.
Dando continuidade...
A notícia! Tivemos a oportunidade inédita de entrar na Sala de Controle onde Fábio nos instruiu sobre como são feitos o treinamento com os engenheiros que futuramente irão trabalhar naquele ambiente.
Pausa para o Almoço...
Fomos almoçar na Pousada onde hospeda visitantes da Usina, essa que fica em uma Vila Residencial de trabalhadores da Usina. Momento de pura descontração, um ambiente super agradável uma comida muito bem preparada e uma visão mágica para a praia.
Retorno das Atividades...
Fomos para o Laboratório de Monitoramento Ambiental onde um Engenheiro Ambiental nos recepcionou com uma Palestra falando sobre o trabalho realizado pela Usina com a Fauna e Flora existente no local, sobre os estudos de Biomas Aquáticos, Tratamento e Monitoramento da Água do Mar. Uma oportunidade sensacional ao transitar pelo laboratório, conhecendo de perto o trabalho realizado por especialistas da área.
Foi assim então, que terminamos a nossa Visita Técnica por Angra dos Reis, sobre conhecimento adquirido... Só os presentes terão pra si, mas as lembranças e momentos inesquecíveis ficaram marcados para sempre e compartilhados com todos.

Monique Bruna Corrêa Viana
T-07 (noite)

Nenhum comentário:

Hunbble A última missão

Para aqueles que tem olhos de ver.Vale a pena para entendermos o nosso verdadeiro tamanho.

EX ALUNOS DA COOPENTEC, PARTICIPANDO DA V SIPATMA 2009

Visita Técnica á Petrobrás

Feira de Segurança 2009 ...Prá voce curtir........

DESPEDIDA DA TURMA 05 ......ATÉ MAIS AMIGOS......PROFAILTON

Conhecendo a caldeira a vapor

Colaboração dos alunos da turma 7 LIDIANE;SILVA;SIMONE Obrigado My brother

Formatando Planilhas para Segurança

Agradecemos a colaboração da aluna Tais (T-06) na implementação desta planilha
Modelo de uma planilha http://docs.google.com/Doc?docid=dnj7zz5_24gxvvxsd6&hl=en

ETAPAS DE UM BOM ESTAGIO......VALEU HUGO T-07

¨Essas fotos foram tiradas de uma empresa que fábrica compressores em BH, ela é a terceira no mundo, os compressores são imensos.¨ Hugo Eles trabalham muito corretos em questão de segurança.

Conheça a construção Civil com a Turma 10 Parabéns pessoal

Olá, Prof. Ailton Aqui estão as fotos da visita que fizemos no canteiro de obras da MRV, guiados pelos Técnicos em Segurança do Trabalho Wagner e Pedro, que nos ajudam muito com essa iniciativa! Obrigado pela atenção, José Ribamar. Muito bem Pedrão da Turma 06 e Wagner Deus lhe pague . Ailton

Um tunel , 100 m de Profundidade, diâmetro 8 Km ,comprimento 27 Km, o big bang

visite tambem http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Colisor_de_H%C3%A1drons Maior máquina do planeta vai recriar condições semelhantes após Big Bang Por Peter Moon especial para o IDG Now! Publicada em 04 de junho de 2007 às 07h00 Atualizada em 12 de novembro de 2007 às 21h57 E-mail Imprima Comente Erros? del.icio.us Digg a a a São Paulo - Com o novo acelerador de partículas, mais de 5 mil cientistas esperam criar buracos negros e esquadrinhar a origem da matéria As pirâmides de Egito e a Grande Muralha da China estão para a Antigüidade, assim como o acelerador de partículas Large Hadron Collider (LHC, ou Grande Colisor de Hádrons) está para a Física do século 21. É o senhor dos anéis: simplesmente a maior máquina do mundo. Trata-se de um equipamento de proporções descomunais no formato de um anel de 27 quilômetros de circunferência, enterrado a 150 metros de profundidade na fronteira entre a Suíça e a França. São dezenas de milhares de toneladas de dispositivos ultra-sofisticados, todos feitos sob medida, num custo astronômico de mais de 6 bilhões de dólares. > Veja fotos da maior máquina do planeta Um empreendimento de tamanha envergadura só poderia ser internacional. São mais de 500 instituições entre universidades, laboratórios e centros de pesquisa de 50 países, num total de cinco mil cientistas e engenheiros. A organização, projeto e construção do LHC estão todos a cargo do Conselho Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN), em Genebra. Mas para que tantos cérebros convenceram tantos governos a gastar tanto dinheiro numa máquina tão grandiosa. A resposta não é simples, mas se fosse possível resumir numa frase: com o LHC, a comunidade mundial de físicos espera recriar as condições de temperatura e densidade extremas similares àquelas que existiram uma fração de bilionésimo de segundo após o Big Bang, a explosão primordial que deu origem a tudo: matéria, energia, tempo e espaço. O segredo para esta façanha está no tamanho do anel do LHC. Ao longo de seus 27 quilômetros irão circular em sentidos opostos feixes de átomos de chumbo que irão sendo progressivamente acelerados até atingir 99,9% da velocidade da luz. Para quem não lembra são 300 mil km/s, o suficiente para dar oito voltas em torno da Terra num único segundo. E para acelerar tanto, os feixes devem viajar no interior de tubo cuja temperatura é próxima do zero absoluto, ou seja, 273,15º C abaixo de zero. Zunindo através do anel nessas condições os átomos ganham uma energia tremenda, e quando isso acontece os dois feixes se chocam frente a frente. O resultado é uma explosão que estilhaça os átomos de chumbo, liberando um zoológico de partículas subatômicas.