Dubai inaugura o prédio mais alto do mundo
O Burj Dubai tem mais de 800 metros e 160 andares. O evento ocorre menos de dois meses após a moratória da Dubai World e foi saudado pela imprensa local como demonstração de força do emirado.
Emirates News Agency* Alexandre Rocha/ANBA
Construção durou cinco anos
Abu Dhabi – O Emirado de Dubai celebra hoje a inauguração do Burj Dubai (Torre Dubai, em árabe), prédio e construção mais alta do mundo, com mais de 800 metros (2.625 pés). O Burj Dubai tem também o maior número de andares (mais de 160), tem o andar habitado mais alto do mundo, além de ter o elevador de serviços mais alto do mundo, segundo informa a página de internet do empreendimento.
A construção demorou cinco anos e a inauguração ocorre menos de dois meses após a Dubai World, conglomerado estatal que controla uma serie de empresas do emirado, ter anunciado uma moratória de seis meses em suas dívidas. O Burj Dubai, porém, é uma iniciativa da incorporadora Emaar, que, embora também estatal, não faz parte da holding.
O evento coincide com o aniversário de ascensão ao poder do emir Mohammed Bin Rashid Al Maktoum. O prédio, pelo projeto original, deveria ter sido aberto em dezembro de 2008. Ele faz parte de um projeto maior, o bairro planejado Downtown Burj Dubai, que inclui diversos outros edifícios, hotéis e o Dubai Mall, que é o maior shopping center do mundo. O custo total das obras é estimado em US$ 20 bilhões.
"A comemoração segue um ano assustador em que Dubai teve de lidar com a recessão global que acertou em cheio sua economia, especialmente o setor imobiliário. O boom imobiliário, que já durava oito ou nove anos, chegou ao seu final de forma abrupta. A recessão foi sentida tanto por empresas privadas como por estatais, culminando com os exagerados rumores internacionais com relação à moratória da Dubai World", diz o jornal Gulf News, de Dubai, em seu editorial de hoje intitulado “A inauguração do Burj Dubai é um triunfo”.
Para o jornal, a inauguração do Burj Dubai mostra que empreiteiras do emirado continuam rompendo barreiras, surpreendendo e impressionando o mundo. O jornal acrescenta que os avanços técnicos que resultaram na construção do Burj Dubai virão à tona apenas nos próximos meses.
Outro jornal de língua inglesa, o Khaleej Times, também publicou um editorial sobre a inauguração. No editorial “Um Testamento para o Espírito Empreendedor de Dubai”, o jornal declara que o emirado entrou novamente para a história.
Segundo o Khaleej Times, a cidade de Dubai cresceu de uma pequena vila de pescadores, há poucos anos, para se tornar um ícone do sonhar alto. Foram necessárias décadas de trabalho incansável, coragem e uma visão corajosa para transformar a cidade em um destino turístico mundial, centro financeiro global e pólo de transporte e comércio marítimo.
O Burj Dubai é, então, um monumento para o emirado e também para o país. Ele celebra tudo o que Dubai e os Emirados Árabes Unidos conseguiram e vieram a representar, diz o jornal. O edifício é um raro monumento ao orgulho e triunfo não só do povo dos Emirados, mas também de todo o Oriente Médio. Ele “não é o pico do progresso e excelência de Dubai e dos Emirados, mas representa a promessa e a forma do que está por vir.”
*Tradução de Mark Ament com informações da redação da ANBA
Nenhum comentário:
Postar um comentário